Dicas
Dicas de Instalação e Uso
Exposição a Luz - Evite a exposição do produto diretamente à luz solar ou a outras fontes de luz ou calor, principalmente aquecedores ou fogões sem o devido distanciamento recomendado pois podem ocasionar empenamento, descolamento dos painéis e das bordas. Nos produtos revestidos em PVC ou em pintura pode ocorrer maior alteração das cores.
Umidade - O MDF, como outros painéis de madeira, não deve ser exposto a ação da água ou de ambientes com umidades acima de 16% pois poderá gerar inchamento dos painéis, comprometendo as suas características dimensionais. Caso o ambiente seja muito úmido é necessário o isolamento com materiais indicados como o isopor ou manta asfáltica, por exemplo. Frestas entre móvel e parede também devem ser vedadas. Refazer o trabalho sempre que o móvel for movimentado. Atenção especial para as áreas em contato com água, exemplo: rodapés, áreas ao redor da pia e fundos. Selar imediatamente se houver umidade.
Cupim - Os painéis de tamburato ou MDF, embora sejam produzidos com resina, não são garantidos contra cupim ou outros insetos agressores da madeira. Estes insetos (mutantes e voadores) estão cada vez mais adquirindo resistência aos produtos químicos. Residências com foco destes insetos devem ser dedetizadas antes da montagem do produto, devendo haver revisão periódica.
Objetos Pontiagudos - Não utilize objetos pontiagudos ou cortantes sobre as superfícies, pois o revestimento pode ser riscado e danificado permanentemente, principalmente nos produtos com micro textura.
Altas Temperaturas - O contato de objetos com altas temperaturas (panelas, ferro de passar, etc.) podem danificar a superfície dos produtos, ocasionando bolhas e manchas.
Função - Utilize o móvel para a função a que se destina. Ex: No caso de armários para dormitório nunca utilizar excesso de peso em prateleiras internas e armários suspensos, como livros e louças por exemplo, pois causam empenamento e comprometem a estrutura do produto.
Peso - Em tampos suspensos fixados diretamente na parede o peso deve ser distribuído, evitando concentração em um único ponto. Deve ser consultado o manual técnico do fornecedor da ferragem, que orienta sobre o peso a ser utilizado. Nas gavetas internas e externas o peso máximo por corrediça metálica em movimento é de 25 kg. Jamais apoiar o corpo sobre as portas ou subir em gavetas, pois poderá ocasionar o desregulamento e deslocamento dos mesmos, causando danos irreparáveis.
Iluminação - No caso da utilização de lâmpadas dicroicas, recomenda-se que sejam instaladas sem incidência direta ou muito próxima dos componentes do móvel, pois este tipo de iluminação gera muito calor e pode danificar ou até queimar as peças ou os utilitários. Utilizar preferencialmente lâmpadas do tipo led.
Toalhas úmidas - Não estender toalhas úmidas ou molhadas sobre os móveis pois ao longo do tempo a umidade poderá causar danos permanentes.
Movimentar o produto - Não arraste o produto pois na instalação são realizadas regulagens e nivelação dos produtos, compensando eventuais desníveis de piso. Uma leve inclinação desregula as portas e compromete a estrutura do produto, podendo gerar empenamento dos componentes, principalmente das portas. Arrastar os produtos em pisos de carpete pode danificar os componentes que estão em contato com o chão.
Dicas de Conservação e Limpeza
É aconselhável limpar regularmente os móveis pois a poeira acumula na superfície, bordas e encaixes, deixando-o com aspecto escuro e fosco, dificultando a remoção posteriormente. Evite o acúmulo de pó, gordura ou outros resíduos sobre as dobradiças e corrediças pois isto prejudica o funcionamento das mesmas. Não utilizar nenhum tipo de óleo sobre as ferragens.Armários, Portas e Tampos com revestimento em BP:
Utilizar pano limpo (preferencialmente branco) umedecido com água, secando em seguida.
Em caso de manchas resistentes, utilizar pano umedecido com sabão neutro não alcalino ou álcool diluído 50% em água. Secar em seguida com pano macio, sempre no sentido dos veios nos padrões madeirados ou no sentido da textura.
Nunca utilizar produtos químicos ou abrasivos (saponáceos, esponjas duras ou ásperas) ou a base de cera, silicone, amônia, hipoclorito, solventes, etc.
Acessórios e Aramados Cromados
Limpar com flanela umedecida em água morna e sabão neutro. Secar e lustrar em seguida com pano macio. Nunca utilizar produtos abrasivos. Não é aconselhável utilizar acabamento cromado em ambientes úmidos pois estão sujeitos a oxidação em função da água ou maresia.
Acessórios de Inox
Limpar com flanela umedecida em água morna e sabão neutro. É possível limpar com produtos especiais indicados para limpeza e conservação do inox.
Corrediças e Dobradiças
Pano limpo com água e sabão neutro, secando posteriormente. Deve ser tomado cuidado pois gordura, fiapos de panos e serragem comprometem o bom funcionamento das corrediças, principalmente das telescópicas.
Não utilizar óleo de nenhuma espécie sobre dobradiças e corrediças. Não deixar sal em recipiente aberto, pois propicia a oxidação das ferragens.
Puxadores
Utilizar somente água morna e sabão neutro, secando totalmente em seguida. Outros produtos de limpeza mancham ou oxidam os acabamentos.
Perfis de Alumínio
Utilizar somente água e sabão neutro, secando totalmente em seguida. Nunca utilizar esponjas ou detergente de cozinha, thinner ou qualquer tipo de solvente.
Espelhos
Água morna e pano macio. Não deixar as bordas úmidas após conclusão da limpeza. Secar em um único sentido. Se necessário passar papel absorvente para retirar os resíduos do pano.
Vidros Pintados
Água e sabão neutro, secando posteriormente em um único sentido.>
Vidro Jateado
Não deve ser limpo com flanelas, esponjas vegetais ou esponjas de aço pois estes produtos, ao serem friccionados, deixam resíduos no vidro. O ideal para vidros jateados é escovar com escova de cerdas de nylon macias, com detergente biodegradável (pode ser produtos específicos para limpeza de vidros).
É necessário enxaguar imediatamente, sem deixar que o produto seque no vidro. O enxágüe deve ser feito com pano, porém este deve ser passado de leve, para não deixar resíduos.
Comentários
Postar um comentário